Cidadania, ética e valores morais



Cidadania, ética e valores morais
Espiritualidade.

Temos uma missão, um objetivo, que se inicia pelo seu interesse, pela sua atenção.

O convido para inscrever-se no Boletim informativo, permitindo o envio para o seu e-mail.

Na Blogosfera do Bem, ou no CIBERESPAÇO de Luz estaremos unidos para a construção

do novo paradigma Civilizacional para este terceiro milênio, na SOMA, AMOR+Luz.

Beijos de Luz no seu Coração e na Alma.

Paz Profunda.

Levy


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Valores Humanos para crianças e adolescentes





Aulas fáceis, curtas, prontinhas, interessantes e gratuitas, Sensacional.


Se você é pai, mãe, avô, avó, professor, educador, diretor de escola, pedagogo ..., enfim, uma pessoa interessada em ensinar valores humanos aos seus pequenos ou adolescentes, aqui está a oportunidade. 

O Programa 5 Minutos de Valores humanos para crianças e adolescentes conta com 600 (seiscentas) aulas já todas prontinhas e gratuitas. Cada uma aborda sempre um tema principal sobre Valores Humanos (respeito, solidariedade, justiça, fraternidade, inclusão, igualdade, etc.) que influem diretamente nas pessoas definindo o modo de viver e de se relacionar com o mundo. Cada aulinha tem uma duração média de 5 a 10 minutos para que possa promover o resultado que se espera e não se tornar enfadonha. Nas aulinhas são utilizados recursos pedagógicos dinâmicos e interessantes como historinhas, exemplos biográficos, socialização dos assuntos com família e amigos, pesquisa, e mais outros. As aulinhas são todas disponibilizadas gratuitamente por meio de download no site. Todas as aulas estão oferecidas em português e em espanhol. Desejamos traduzir para outras línguas, mas dependemos de voluntários. Se você também quiser oferecer-se como voluntário para traduzí-las, seja benvindo/benvinda. 

Sobre o grupo de criação do Programa: 

Fazemos parte de um grupo sem qualquer interesse financeiro, religioso ou político, sendo nosso único objetivo difundir estas idéias sobre a importância de valores humanos a pais e educadores, com uma proposta prática de ensino de valores humanos a crianças, adolescentes e até mesmo adultos. Nossa intenção é contribuir com um mundo mais humano, igualitário, respeitoso das diferenças, inclusivo, amoroso e justo...enfim, um mundo melhor de se viver. 

Para tanto, nós do grupo (educadores) contribuímos com a criação e difusão do Programa 5 Minutos de Valores Humanos para a Escola, cuja idealização e suas 600 aulas foram escritas por Saara Nousiainen. Cada aula tem duração apenas de 5 minutos em sala de aula, para também não prejudicar a extensa grade curricular escolar. 

O resultado nas crianças é visível logo nas primeiras semanas e o mesmo se extende para a conivência com a família, amigos e na vida social em geral. Nossa preocupação é de fato com toda essa problemática envolvendo a falta de valores humanos em boa parte de nossa sociedade. Tanto assim que todo o programa, inclusive as 600 aulas estão disponíveis para download de forma totalmente GRATUITA. Já são mais de 20.000 downloads feitos no site (de 2009 a jan/2011) com a aprovação de várias escolas, professores e até secretarias estaduais de educação que o recomendam, dentre alguns sites estrangeiros. 

A proposta está na íntegra no site www.cincominutos.org e convidamos todos a conhecer este belo trabalho como também utilizá-lo, se assim desejar, em suas atividades em prol de uma sociedade mais digna, justa e fraterna. 

O programa não é rígido, portanto, pode ser adaptado às necessidades dos envolvidos no processo de aprendizagem. Pais ou responsáveis também podem utilizá-las para melhor educar seus filhos em valores humanos. E o bom é que não são aquelas aulas chatas de conteúdo apenas. A escritora procurou fazer uso de sugestões de meios de socialização de assuntos, exemplos criativos, historinhas, exemplos biográficos, etc. 

O interesse da idealizadora do programa é apenas poder fazer sua parte para um mundo melhor, que todos sabemos, começa com o cuidado e educação das crianças para que se tornem adultos melhores. 

Ficamos felizes que já tenham sido feitos mais de 20.000 downloads...porque imaginamos quantas crianças estão aprendendo um pouquinho mais sobre valores humanos e que poderão fazer a mudança no mundo para o bem que todos queremos. Não é mesmo? 

Se gostou da idéia pode divulgá-la à vontade. Agradecemos! 

Levy Compartilha
http://www.cincominutos.org/

Copiado de:
A Família, A Tribo e outros Grupos Humanos
Irene Nousiainen's blog
<http://www.coolmeia.org/bemcomum/node/101>



Um comentário:

  1. Amigo Levy, sugestão muito interessante.
    Oxalá nossas escolas adotassem esse programa, levando a criança e o adolescente a entender melhor e respeitar os valores humanos, hoje em dia tão desprezados.
    Torço para que continue a nos proporcionar boas postagens como essa.
    Meu forte abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir