É possível que em momentos difíceis, quando a simples sobrevivência material se torna prioritária, se possa pensar que a filosofia é um artigo de luxo, apropriado para épocas em que tudo funciona bem.
No entanto, comprovamos, agora mais do que nunca, que a filosofia é um suporte válido para todos os tempos. Essa é a idéia que foi sustentada por todos os grandes pensadores, e seguindo suas pegadas, é também a experiência que temos vivido na Nova Acrópole nos últimos cinquenta anos e que queremos compartilhar com nossos amigos.
Em primeiro lugar, precisamos considerar que, em qualquer período da História, os seres humanos sempre acharam que sua época era a mais difícil de todas. Simplesmente porque nesses momentos, tinham que enfrentar as dificuldades próprias da existência. Todos nós enfrentamos problemas derivados de nosso lugar, estilo de vida, necessidades, ambições e possibilidades. Dessa forma, não há momentos fáceis na História.
Precisamos de um certo distanciamento no tempo, uma distância que nos conceda objetividade para compreender que, apesar dos conflitos, sempre houve luzes brilhantes no meio da mais terrível escuridão. São essas luzes que acendem a Filosofia, que é uma ajuda indispensável para penetrar profundamente em todas as questões e encontrar as soluções mais adequadas.
Em segundo lugar, e como dizia Albert Einstein, em épocas difíceis, a criatividade surge como reação à carência, abrindo novos caminhos para a Humanidade. Vale a pena recordar suas palavras:
“A criatividade nasce da angústia como o dia nasce da noite escura. É na crise que nasce a invenção, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise supera a si próprio sem ficar ‘superado’”
Por isso dizemos que a filosofia tem que estar sempre presente:
Quando tudo caminha com fluidez, esse é o ciclo mais apropriado para dar passos adiante em todos os âmbitos do saber e, sobretudo, para aproveitar o potencial dos valores morais que, sem dúvida, são os que marcam os períodos mais frutíferos da Humanidade.
Quando os tempos são duros, é hora de buscar na filosofia as soluções que não vêm de outros lugares, para encontrar respostas simples e práticas para todas as necessidades humanas. Porque a filosofia, como uma forma de sentir e pensar, ou seja, como uma forma de vida, está na raiz de tudo o que fazemos.
Filosofia não é complexidade de pensamento, mas sim claridade de princípios e objetivos na vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário